| Alice Ros |

O último mapa do modelo de distanciamento controlado de 2020, atualizado nessa segunda-feira (28), confirma 15 regiões do Estado em bandeira vermelha, que representa risco epidemiológico alto.

Na 34ª rodada, o Gabinete de Crise rejeitou os pedidos de Passo Fundo e Cachoeirinha, que solicitaram a permanência em bandeira laranja, de risco epidemiológico médio.

Passo Fundo teve o pedido indeferido após elevadas taxas de ocupação hospitalar e registro de hospitalizações pela doença. Além disso, tanto a região como a macrorregião registram aumento de pacientes internados em UTI para Covid-19 e redução do número de leitos livres de UTI. Já o município de Cachoeirinha foi rejeitado por não atender aos requisitos de zero hospitalizações e zero óbitos pelo vírus, nos 14 dias anteriores à apuração.

As regiões em bandeira vermelha nesta rodada são: Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Em bandeira laranja, estão as regiões de Guaíba, que se classificou como risco médio pela segunda semana consecutiva, Taquara, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Pelotas e Bagé.

Regra 0-0

Hoje, 414 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha. A classificação considera 8,6 milhões de habitantes, o que corresponde a 76,5% da população gaúcha – 11,3 milhões de habitantes.

Desses, 163 municípios (665,9 mil habitantes, 5,9% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque não registraram óbitos ou hospitalização de moradores nos 14 dias anteriores à aprovação.

Veja como ficou o mapa na 34ª rodada:

BANDEIRA VERMELHA (15):

Cachoeira do Sul (em cogestão)

Canoas (em cogestão)

Capão da Canoa (em cogestão)

Caxias do Sul (em cogestão)

Erechim (em cogestão)

Ijuí (em cogestão)

Lajeado (em cogestão)

Palmeira das Missões (em cogestão)

Passo Fundo (em cogestão)

Porto Alegre (em cogestão)

Santa Cruz do Sul (em cogestão)

Santa Maria (em cogestão)

Santa Rosa (em cogestão)

Santo Ângelo (em cogestão)

Uruguaiana

BANDEIRA LARANJA (6):

Bagé (em cogestão)

Cruz Alta (em cogestão)

Guaíba

Novo Hamburgo (em cogestão)

Pelotas (em cogestão)

Taquara (em cogestão)

 

Compartilhe essa notícia: