O que fazem com o dinheiro

Estar ao lado do cofre mais poderoso do país traz vantagens. Em seus 5 mil e 802 quilômetros quadrados, o Distrito Federal produz debates, mordomias e decisões. O orçamento, este ano, é de 44 bilhões e 180 milhões de reais.

O Rio Grande do Sul, celeiro de alimentos para o país e para o mundo, com área de 281 mil quilômetros quadrados, tem orçamento menor este ano: 42 bilhões e 865 milhões de reais.  

Retrato sem retoques

O advogado e jornalista Nilson Mello resume o cenário brasileiro em artigo publicado ontem pelo Monitor Mercantil:

“O contribuinte trabalha 150 dias por ano para estar em dia com o Fisco. O peso da carga é apenas parte do problema. Nosso sistema é também extremamente confuso: um emaranhado de regras que regulam nada menos que 92 tributos, muitos deles incidindo sobre o mesmo fato gerador, numa miríade de alíquotas, não raro superpostas e com efeito cumulativo. De 1988 para cá foram editadas no país 390 mil normas tributárias, quase duas por hora, considerando apenas os dias úteis.”

Disse tudo.

Bom exemplo

O Partido Novo do Rio de Janeiro vai protocolar na Assembleia Legislativa projeto denominado Você Fiscal. Dará oportunidade a interessados que queiram acompanhar os gastos do governo do Estado. O ponto inicial será um curso para capacitar os voluntários, por meio de aulas de Administração, Licitações, Contratos e Instrumentos Controle Fiscal. O Novo de Santa Catarina seguirá o mesmo caminho.  

Distância imensa

A 4 de março de 1999, o Banco Central anunciou a elevação da taxa anual de juros de 39 para 45 por cento, numa tentativa de conter a inflação. Hoje, está em 2 por cento.

Não ocorreu o pior índice

Em abril do ano passado, quando os efeitos da pandemia começaram a se agravar, técnicos previram que a queda do Produto Interno Bruto no Brasil ficaria entre 7,5 e 8 por cento. Os 4,1 por cento, anunciados ontem, não chegaram a surpreender.

Há um ano

Notícias de 4 de março de 2020:

1)  Dois aviões da frota presidencial saem hoje do Rio de Janeiro para resgatar 34 brasileiros na cidade chinesa de Wuhan, que se tornou epicentro do coronavírus. Ao voltarem, ficarão isolados por 14 dias na base aérea de Anápolis.

2)  Especialistas da China recorrem a medicamentos contra HIV, H1N1 e ebola para tratar pacientes contaminados.

3)  O coronavírus já se espalhou por 24 países.

Têm medo

Senadores e deputados federais fogem da análise sobre o que dados oficiais demonstram: 27 por cento da arrecadação de impostos deixam de entrar no Tesouro da União. Motivos: incentivos e subsídios fiscais concedidos ao setor privado. Deveriam, pelo menos, conferir o que a população ganha com o mecanismo.   

Ainda está em vigor

Ditado característico de diferentes períodos da história política brasileira: quem manobra na areia movediça, quanto mais gesticula, mais afunda.     

Lá também

Um dos maiores escândalos da história norte-americana completa 20 anos. A Enron Corporation, localizada no Texas, empregava 21 mil funcionários e era uma das empresas líderes mundiais na distribuição de energia elétrica, gás natural e de comunicações

Manipulações

Alvo de denúncias de fraudes contábeis e fiscais e com dívida de 13 bilhões de dólares, a Eron pediu concordata em 2001. As investigações comprovaram a manipulação de balanços com a ajuda de empresas e bancos. Escondeu dívidas e inflou artificialmente os lucros.

Surgiu o remédio

Após o escândalo da Eron, surgiu em 2002 a lei Sarbanes-Oxley. Garantiu a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo ainda regras para a formação de comitês encarregados de supervisionar atividades e operações. Passou a evitar a ocorrência de fraudes, assegurando meios de identificá-las e garantindo a transparência na gestão. Vários países copiaram.

 

Compartilhe essa notícia: