Quadrilha trazia drogas para facção aqui no estado. Foto: Policia Civil/RS.

Na manha desta terça-feira (12), a polícia civil realiza operação contra 16 criminosos envolvidos com o tráfico de drogas em Sapucaia do Sul. A ação tem como alvo dois pilotos que seriam responsáveis por trazer drogas do Paraguai ao Rio Grande do Sul. Um deles já identificado no bairro Campina, em São Leopoldo e foi preso. A ofensiva foi coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul.

A apuração foi analisada devido as rotas, que incluíam voos do Paraguai, onde a droga era comprada, com destino ao Rio Grande do Sul, além de operarem com aviões de pequeno porte, o grupo usava pequenas pistas para reabastecimento e descarregamento do material, para não chamar atenção das autoridades.

Em terra, a droga era distribuída com uso de carros e caminhões, com a logística operada pelos chamados ‘’gerentes da facção’’, que seriam os responsáveis pela distribuição nos pontos de venda.

Os 200 policiais civis cumprem 55 ordens judiciais, dentre os quais 39 são mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva. Até as 7h, 12 pessoas haviam sido presas. Os policiais apreenderam armas, munição, carregadores e um drone.

Conforme a investigação, os pilotos que atuavam para o grupo se reportavam a Fernando Luis do Val Júnior de 41 anos, que chegou a ser incluído na lista de procurados da Interpol e fugiu de lancha pelo Caribe, antes de retornar ao Brasil e ser capturado por policiais disfarçados de torcedores de clubes cariocas. Ele já estava preso e recebeu nova ordem de prisão dentro da cadeia.

Val júnior, também tinha pilotos vinculados a ele e outras pessoas que se dedicavam ao preparo e logística das aeronaves, através de abastecimento e descarregamento. Assim que esses aviões chegavam em terra, já havia um veículo esperando para fazer esse descarregamento de forma bem rápida e breve para não levantar suspeitas. Eles chegavam a transportar de 400 a 500 quilos de cocaína por semana.

Compartilhe essa notícia: