O ano que está começando deve ser melhor para o mercado imobiliário do que os dois anteriores. Quem projeta isso é o Diretor Regional da RE/MAX, Thiago Medeiros. O otimismo está baseado na profissionalização do setor, que deve crescer, tanto nas construtoras, como no crédito imobiliário e, também, no trabalho dos corretores. “Existe um déficit de corretores no Brasil, ainda temos espaço para crescer três ou quatro vezes”, analisa.
Segundo maior mercado global, ficando atrás apenas do financeiro, o ramo imobilário tem na solidez um de seus principais trunfos. Medeiros lembra que em momentos de instabilidade, muitas pessoas investem em imóveis pela segurança. “Com certeza absoluta, o imóvel sempre será uma moeda forte”, comenta.
Neste sentido, o diretor lembra que a locação é um negócio que sempre possui demanda, gerando um bom retorno ao proprietário. “Temos, em média, dois milhões de negócios de compra e cinco milhões de locações no Brasil por ano”, destaca.
Outro fator importante é o ciclo de negócios de cada imóvel no Brasil, que, de acordo com Medeiros, é de dez anos em média. As negociações, normalmente, acontecem junto a marcos das vidas pessoais, como famílias que são formadas, filhos que chegam, etc.
Thiago Medeiros é gaúcho, tem 42 anos e atua no ramo imobiliário há 16 anos. Já morou em estados como Santa Catarina e Minas Gerais, atualmente reside no Rio Grande do Sul. Com intuito de transformar o mercado imobiliário, Thiago atua como Diretor Regional da RE/MAX há 5 anos, onde teve a oportunidade de, em 2017, trazer uma franquia da empresa para o território rio-grandense. Atualmente a empresa conta com x franquias na região, sendo um dos negócios imobiliários que mais prepara corretores no mundo.
A RE/MAX é a maior empresa do mercado imobilário mundial, presente em 115 países, com 9 mil agências, 144 mil colaboradores e realiza a venda de um imóvel a cada 20 segundos. No Rio Grande do Sul, já são 60 franquias, totalizando mais de mil trabalhadores.