Beto Albuquerque tem 58 anos, é natural de Passo Fundo, norte gaúcho, casado e pai de quatro filhos: Rafael, Pietro (in memoriam), Nina e Luca. É advogado e formou-se em Direito na Universidade de Passo Fundo, onde, no Diretório Acadêmico e no DCE da universidade, iniciou sua atividade política, tendo o PSB como seu único partido por 36 anos.
Teve dois mandatos de deputado estadual, sendo o autor da lei que originou a Uergs, e quatro mandatos de deputado federal, período em que esteve secretário de Estado por duas vezes. Com a morte do presidenciável Eduardo Campos, em 2014, Beto atendeu ao pedido da família do amigo e companheiro de partido e renunciou sua candidatura ao Senado, passando a ser candidato a vice-presidente do Brasil, com Marina Silva. Também concorreu ao senado em 2018.
Hoje, além de atuar como advogado, Beto é pré-candidato ao Governo RS pelo PSB, vice-presidente nacional do partido e presidente do Instituto Pietro, que foi criado a partir da perda do filho para a leucemia.
Foto: divulgação Partido Socialista Brasileiro (PSB)