Luis Carlos Heinze nasceu em Candelária, na região central do estado, e se formou em engenharia agronômica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Produtor rural, iniciou sua trajetória política em 1989 quando foi convidado pelo prefeito de São Borja, José Pereira Alvarez, para ser secretário da Agricultura. Em 1993, foi eleito prefeito da cidade e teve o governo marcado pela construção da primeira grande obra do Mercosul – a ponte internacional que liga São Borja a Santo Tomé, na Argentina.
Em 1998, elegeu-se deputado federal. Foi reeleito em outras quatro eleições consecutivas com um trabalho muito voltado à defesa dos interesses dos produtores rurais e do agronegócio. Nos seus cinco mandatos na Câmara dos Deputados, também ocupou a cadeira da presidência da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados e ficou conhecido nacionalmente por enfrentar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – o MST – que resultou na “MP das Invasões”.
Em 2018, tornou-se senador. É o 4º secretário da mesa-diretora do senado e titular das comissões de Agricultura e Reforma Agrária, Assuntos Sociais e Meio Ambiente.
No currículo soma ainda a participação na Comissão de Crédito rural da Agricultura do RS e a fundação da Associação dos Arrozeiros de São Borja e da Federação das Associações de Arrozeiros em Porto Alegre.
Foto: divulgação Partido Progressistas (PP)