Neste domingo, o clássico Ba-Gua, um dos mais tradicionais do Estado, foi premiado ao receber público no estádio pela primeira vez no Rio Grande do Sul desde 2020. O jogo foi válido pela 7ª rodada do Gauchão Série A2 – Divisão de acesso, e terminou em um empate de 1×1. O Governo gaúcho liberou a presença de público com um decreto, publicado na última sexta-feira. Os protocolos estabelecidos pelo Governo foram adotados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), para garantir que a competição pudesse receber público pela primeira vez neste ano.

Antes da partida, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, entregou placas comemorativas dos 100 anos do clássico para as duas diretorias. O jogo contou apenas com a torcida do Bagé, a equipe mandante da partida, conforme o acordo feito com os clubes para a volta gradual do público aos estádios gaúchos.

O decreto estadual permite também que Grêmio e Inter recebam até 2.500 torcedores na Arena e Beira-Rio, respectivamente. Porém, a dupla Gre-Nal ainda precisa da liberação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para receber público em seus jogos da Série A do Brasileirão. Uma reunião com os 20 clubes da Série A está marcada para esta quarta-feira. A expectativa é que a reunião define critérios e protocolos para a volta dos torcedores aos estádios brasileiros. Se a CBF permitir, o Grêmio poderá receber torcedores já na próxima rodada do campeonato, contra o Ceará, no domingo às 11h. O Internacional terá que esperar mais um pouco, pois joga fora de casa nessa rodada. Caso a permissão da CBF venha nesta quarta, o Inter reencontrará seus torcedores no dia 19 de setembro, domingo, também às 11h da manhã.

 

Foto: Matheus Pé / FGF

Compartilhe essa notícia: