O campeão da Recopa Gaúcha será definido na terça-feira (24). Em campo, o vencedor do Gauchão e o da Copa FGF, Grêmio e Gloria, respectivamente. Os times se enfrentam às 19h, no Altos da Glória. Com uma campanha histórica na Copa do Brasil, o time de Vacaria vem com força máxima para levantar a taça.
O Glória venceu a Copa Dirceu de Castro, no final de 2021. O título deu direito a uma vaga na Copa do Brasil. Pela primeira vez na história, o time de Vacaria entrou em campo pela competição. Não bastasse esse fato histórico, o elenco comandado por Alê Menezes chegou até a segunda fase ao eliminar o Brasil de Pelotas, no Altos da Glória. Caiu para o Vitória, com gols no final da partida. Também foi a primeira oportunidade em que o clube andou de avião. No final, o Glória garantiu R$ 750 mil, além de R$ 620 mil apenas pela entrada da equipe na competição, antes mesmo da estreia.
Na Divisão de Acesso, o time de Vacaria liderava o seu grupo até a última rodada. Em nove jogos, foram quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, justamente para o Veranópolis, que tirou a liderança do leão. No momento, o time se encontra na segunda colocação, com 16 pontos, 17 gols marcados e nove sofridos. O ataque é o mais efetivo da competição.
Na história, Glória e Grêmio já se enfrentaram em 25 oportunidades. O tricolor levou a melhor em 14, enquanto o time do interior venceu apenas duas. Foram nove empates. A última vez em que os clubes se enfrentaram foi em 2016, quando os gremistas venceram por 4 a 2. Roger Machado era o treinador na época.
O Glória conta com a força do Altos da Glória e da sua torcida para levantar a taça. Foi justamente em casa que obteve os dois triunfos contra o tricolor. Além disso, ainda não perdeu nessa temporada com o mando de campo a seu favor.
Foto: Lenita Maraschin/Gloria