O time de futebol feminino do Grêmio pode ter um novo local para mandar suas partidas. O estádio da Ulbra, em Canoas, que hoje já usado como campo de treinamento, pode também se transformar na casa dos jogos das gurias. A direção do Grêmio manifestou interesse nessa possibilidade e a Secretaria de Esporte e de Lazer (SMEL) da cidade deve trabalhar para viabilizar essa situação.
O assunto foi debatido em reunião entre o presidente e o vice do clube, Alberto Guerra e José Carlos Duarte, e o secretário e o adjunto da SMEL, Jerson Cunha e Marcio Antônio da Silva – que também é cônsul do time no município da Grande Porto Alegre, e o ex-jogador Anderson Polga.
Para que elas possam trocar o mando de campo de Eldorado do Sul para Canoas, a SMEL trabalhará em liberações de questões técnicas e alvarás. O secretário destacou que a ação visa proporcionar benefícios para o município e que a demonstração de interesse por parte do Grêmio atesta o potencial da cidade para fazer eventos. Para o gestor, é muito importante ter o time de futebol e a Ulbra como parceiros. “A prefeitura vai, com certeza, fazer todos os esforços possíveis para que possamos levar para o estádio da Universidade os jogos da equipe já no Campeonato Brasileiro. Isso pode movimentar o município e consolidar, novamente, Canoas como a cidade do esporte”, acredita Jerson Cunha. O titular da pasta completa: “A cidade é um polo de grandes atletas e essa mudança pode também incentivar a população feminina a praticar a modalidade”.
Nessa linha, Alberto Guerra elogiou a infraestrutura, que já é utilizada pelo time feminino para treinos. Entre os benefícios da mudança, o presidente destaca as questões logística, técnica e o deslocamento, pois as partidas aconteceriam perto de onde elas já estão morando e concentrando. “E, sem dúvida nenhuma, o principal é o apoio da torcida. Canoas é a cidade do interior que tem mais gremistas sócios e que certamente poderia fazer uma diferença nos jogos”, completou.
Polga também aprova essa mudança. O campeão do mundo pela seleção brasileira em 2002 reforça o investimento que o tricolor tem feito no futebol feminino e que o complexo pode ser usado também em outras modalidades. “Estamos juntos para poder potencializar isso, buscar parceiros para podermos criar e fortalecer essa ação. Fico muito feliz em estar junto com a Prefeitura de Canoas, que está nos dando esse apoio e essa abertura para o Grêmio”, avaliou.