Dois dias após a reapresentação, o Internacional oficializou a abertura da temporada na manhã desta sexta-feira (16). Com a presença de jogadores, comissão técnica, imprensa e conselheiros, Alessandro Barcellos, William Thomas e Mano Menezes foram os responsáveis pelas primeiras palavras coloradas.
Ao todo, foram 29 jogadores presentes, contando com o novo reforço, Mário Fernandes. Edenílson, recuperando de procedimento no tórax, e Braian Romero, com negociação em andamento, não estiveram presentes na sala de imprensa do Estádio Beira-Rio. Além do plantel, comissão técnica e conselheiros foram convocados para a abertura.
O primeiro a se pronunciar foi o presidente Alessandro Barcellos, que falou sobre a manutenção de grande parte do elenco e a busca por títulos, principal objetivo colorado na temporada. “A gente sabe que isso, a cada ano, se torna um desafio ainda maior. Mas eu tenho certeza que a gente está preparado para encarar esse desafio e vamos buscar isso”, disse o presidente.
William Thomas e Mano Menezes também falaram na abertura oficial da temporada. O comandante colorado também abordou a busca por títulos: “vamos assumir essa responsabilidade perante o torcedor e fazer esse trabalho de construção para estar preparado para poder atender essa expectativa”.
Logo após a abertura da pré-temporada, o Internacional voltou para o CT Parque Gigante, onde realiza o primeiro treinamento em campo. Os dois primeiros dias foram focados em exames físicos e médicos, para, na sequência, os jogadores irem para o gramado.