À partir das 16h30 deste sábado, Caxias e Grêmio iniciam a decisão do Gauchão 2023. Após o empate em 1 x 1 no primeiro jogo da final, no Centenário, os dois times entram em campo em busca da vitória para poder levantar a taça.
O Grêmio chega à final invicto em casa na temporada. O tricolor conheceu sua primeira derrota apenas na semifinal, contra o Ypiranga, quando perdeu por 2 x 1 no primeiro jogo, fora de casa. Apesar da derrota, o time chegou à final após rever o resultado, na Arena. A classificação veio na disputa por pênaltis, quando o goleiro Ariel fez duas defesas.
Já o Caxias vem para a final com um retrospecto de 13 jogos sem derrotas, e sem nunca ter perdido fora de casa em 2023. A única vez que perdeu foi para o Grêmio, ainda na primeira rodada da fase classificatória do Campeonato, em casa. Nas semifinais, enfrentou o Inter e empatou por 1 x 1 nos dois jogos. Na disputa por pênaltis, o goleiro Bruno Ferreira defendeu a última cobrança de Estêvão, e classificou o time Grená para a final.
Quanto ao elenco para a partida, o técnico Renato Portaluppi decidiu manter sigilo total. Geromel está entre os relacionados, mesmo em tratamento de lesão. Kanemmann ainda é dúvida também, devido a desconforto que sentia na coxa. Pepê, Fábio, Cuibano, e Jhonata Robert também apareceram na relação.
RELACIONADOS ?⚽?? Ansiosos para a final do #Gauchão2023? Confiram os selecionados pelo técnico Renato Portaluppi para vestir o manto na grande decisão deste sábado! #CAXxGRE ?? pic.twitter.com/3qz3Zq7CQW
— Grêmio FBPA (@Gremio) April 7, 2023
No Caxias, Ronald, Wesley Pomba e Pedro Cuiabá não jogam por serem jogadores do Grêmio em empréstimo ao clube Grená. Também é desfalque Moacir, expulso na primeira partida.
Dessa forma, dois tabus entram em campo: o time que nunca perdeu em casa x o time que ganhou todas fora de casa. A disputa por quem levará a melhor inicia às 16h30, diretamente da Arena. Quem vencer levanta a taça. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades, mesma forma que os times se classificaram para a final.