Bauermann foi um dos primeiros citados na operação. Foto: Raul Baretta/Santos FC

A Operação Penalidade Máxima II, que investiga suspeitas de manipulação em partidas do Campeonato Brasileiro e competições estaduais está atingindo diversos clubes de futebol, com atletas envolvidos nos esquemas.

Nesta quarta-feira (10), cinco times afastaram atletas em decorrência das investigações, quatro deles da Série A. Além disso, demais jogadores, incluindo dois da dupla GreNal, tiveram seus nomes citados em conversas.

Confira um resumo dos atletas supostamente envolvidos e das decisões tomadas pelos clubes.

Santos:

Eduardo Bauermann foi um dos primeiros nomes divulgados nas investigações. O jogador do peixe foi denunciado por ter aceitado tomar um cartão amarelo na partida entre Santos x Avaí, no Brasileirão de 2022 e receber R$ 50 mil. Porém, o zagueiro acabou não conseguindo levar a punição e foi ameaçado pelos golpistas.

O Santos emitiu uma nota para comunicar o afastamento do jogador, após a divulgação de conversas pelo O Globo entre o jogador e os apostadores.

O Santos Futebol Clube informa que o atleta Eduardo Bauermann foi comunicado que está afastado preventivamente dos treinos com o elenco profissional, a partir desta terça-feira (9), diante dos novos desdobramentos divulgados na Operação Penalidade Máxima 2, do Ministério Público de Goiás.

O jogador permanecerá fazendo atividades físicas no CT Rei Pelé. O Clube aguardará se a Justiça aceitará a denúncia para definir novas ações, sempre com o pensamento voltado a preservar a instituição.

O Santos FC não tolera desvios de conduta e de ética.”

Fluminense:

No Flu, o suspeito de envolvimento é o zagueiro Vitor Mendes, que teria forçado um cartão amarelo ainda quando defendia o Juventude em uma partida contra o Fortaleza.

Athletico-PR:

Os supostos envolvidos são o lateral Pedrinho e Bryan García, que estavam, inclusive, em Porto Alegre, para partida com o Internacional na noite desta quarta-feira. O primeiro afastamento confirmado foi o de Pedrinho. Logo em saída, também foi anunciado o de Bryan.

Cruzeiro:

No Cruzeiro, próximo adversário do Grêmio na Copa do Brasil, o jogador afastado foi Richard. O atleta foi citado no processo, após conversas com um dos intermediadores terem sido divulgadas pelo O Globo.

São Bernando:

O São Bernardo, time da Série C, também teve um atleta afastado. O volante Fernando Neto foi suspenso das atividades desportivas por suposto aliciamento de Bauermann, citado acima.

“O São Bernardo Futebol Clube comunica que após tomar conhecimento da denúncia realizada contra o atleta Fernando Neto pelo Ministério Público de Goiás, em um primeiro momento optou por ouvi-lo. Com as consequentes divulgações que ocorreram, o clube comunicou o staff do atleta que Fernando Neto seria suspenso das atividades desportivas até que sejam esclarecidos os fatos. Estamos à disposição das autoridades para auxiliar no que for necessário e dentro do possível. Também gostaríamos de deixar claro que o clube não apoia ou concorda com qualquer prática de manipulação de resultados, sendo certo que sempre agirá com o rigor que se exige para esses casos. As Regras Fifa, os Regulamentos de Competição CBF/ FPF, Lei do Desporte e Estatuto do Torcedor são caríssimos para nós e estaremos sempre alertas para evitar casos análogos. O Jogo Limpo e a Paridade de Armas são preceitos do nosso esporte e seguimos as regras com aplicação rígida”.

Dupla GreNal:

Até a finalização desta matéria, a dupla Grenal não havia suspendido nenhum jogador em função das citações nos esquemas. No entanto, Maurício e Nathan tiveram seus nomes em prints de conversas. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo” no início da tarde desta quarta-feira (10).

No caso de Maurício, o meia-atacante aparece ao lado de nomes como Matheusinho, do América-MG, Auremir, do Goiás, e Sidcley do Cuiabá. Apesar de aparecer como “esperando pix e confirmar titularidade”, Maurício não é necessariamente investigado, denunciado ou suspeito, de acordo com o jornal.

Nome de Maurício é citado em prints. Foto: Reprodução

O staff de Maurício confirmou que o jogador foi procurado pelos apostadores, mas disse que o atleta negou todas as investidas. Os prints das conversas já estão com o Departamento Jurídico do Internacional.

No caso de Nathan, não há conversas com a sua participação, mas seu nome é citado, assim como o de Maurício, por integrantes do esquema. Nas mensagens de setembro de 2022, quando Nathan ainda estava no Fluminense, o atleta seria pago para receber um cartão amarelo contra o Fortaleza. O meia, entretanto, não foi escalado, revoltando os apostadores.

Prints de conversas citam nome de Nathan. Foto: Reprodução

 

 

Compartilhe essa notícia: