As coloradas levantaram a taça dos dois grandes campeonatos estaduais do ano. Foto: Max Peixoto/Divulgação/S.C.Internacional

2023 foi um ano e tanto para as Gurias Coloradas. O ano que passou foi um dos mais especiais para o futebol feminino gaúcho, afinal as gurias de todas as idades deram show em campo. No Gauchão Feminino profissional, as vencedoras foram as mesmas: as Gurias Coloradas. Relembre, hoje, como foram essas conquistas.

Depois de entrar direto na segunda fase do Gauchão Feminino de 2023, as Gurias Coloradas fizeram excelente campanha.  As Coloradas terminaram com uma campanha de sete vitórias, um empate e uma derrota. Foram 35 gols marcados e sete sofridos. Na decisão, o Inter sagrou-se campeão após vencer as Gurias Gremistas por 2 a 0 no Beira-Rio, no jogo de ida, e de empatar o duelo da volta por 1 a 1 na Arena do Grêmio. Esta foi a quarta conquista das coloradas do título em cinco anos.

No interior, as grandes campeãs foram as Gurias do Juventude. Quetambém fizeram festa ao conquistarem o título do Interior pelo segundo ano consecutivo. As Jaconeras encerraram a 1ª fase com 100% de aproveitamento. Na fase seguinte, as Esmeraldas venceram quatro jogos e perderam apenas um, ficando em terceiro lugar. Mas nas semifinais, duas derrotas para as Gurias Coloradas impediram o Juventude de alcançar a final inédita. Porém, na Decisão do Interior, as Jaconeras superaram as Gurias do Brasil-Far por 2 a 0 e levantaram a taça.

No total, 10 equipes participaram do Gauchão Feminino Ipiranga. Foram 236 gols em 50 jogos disputados. Uma média de 4,7 gols por jogo.

Já no Gauchão Feminino Sub-17, as Gurias Coloradas também levaram a melhor, conquistando o bicampeonato de forma invicta. As Coloradas encerraram com uma campanha de cinco vitórias e um empate. Foram 25 gols marcados e apenas um sofrido, ficando com a melhor defesa do campeonato. O título veio após uma vitória por 1 a 0 e um empate por 1 a 1 diante das Gurias Gremistas. O Gauchão Feminino Sub-17 contou com a participação de sete equipes. Em 15 jogos, a rede balançou 74 vezes. Uma média de 4,9 gols por partida.

Por fim, vale destacar que quatro equipes gaúchas estão credenciadas para disputar competições nacionais em 2024. As Gurias Coloradas e as Gurias Gremistas disputarão o Brasileirão Feminino A1. Já as Gurias do Juventude conquistaram o acesso para o Brasileirão Feminino A2. Por fim, as Gurias do Brasil-Far jogarão o Brasileirão Feminino A3.

Compartilhe essa notícia: