Gurias do Sub-17 foram campeãs do Nacional pela primeira vez na história da modalidade. Foto: Divulgação/CBF

O ano de 2023 foi especial para as Categorias de Base do Departamento de Futebol Feminino do Grêmio. Foram dois títulos inéditos conquistados na reta final da temporada: o Brasil Ladies Cup Sub-20 e o Campeonato Brasileiro Sub-17.

O trabalho de base do futebol feminino no Clube é recente, contando com pouco mais de dois anos. Com o objetivo de formar atletas, captar talentos e abastecer a equipe principal, o Grêmio hoje se divide em Sub-13, Sub-15 e Sub-17, que integram a área de formação da Escola de Futebol, e Sub-20 e adulta, sediadas no CT em Gravataí, futuramente no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre.

Nesta temporada, o planejamento contou com campeonatos nacionais e estaduais nas diferentes categorias. Além das conquistas, os grupos participaram de competições como o Campeonato Gaúcho, Copa Nike e Liga de Desenvolvimento Conmebol. A Assessora Adjunta de Futebol Feminino da Escola do Grêmio, Sandra Dalmas, comentou sobre o trabalho realizado com as equipes, que resultou no título inédito do Brasileiro na Sub-17. “Nós sabíamos que o desafio deste ano era deixar a comissão e atletas das categorias extremamente integrados, o que ocasionaria uma valorização e crescimento do trabalho em equipe. Acreditamos que quando todos estão integrados e focados, o trabalho é recompensado. Em abril disputamos a Liga de Desenvolvimento. Já em maio, a Copa Nike – em ambas tivemos bom desempenho, o que nos mostrou que estávamos no caminho certo. Em Belo Horizonte, no Brasileirão, trabalhamos muito diante de todas as dificuldades que enfrentamos durante a competição. Cada jogo vencido era um degrau para a conquista e, quando entramos em campo para jogar a final, tínhamos a certeza de que sairíamos felizes. Fomos campeãs”.

A ideia para o próximo ano é seguir com o olhar para as categorias de base, disputar todos os campeonatos que agregam na formação de cada jogadora e equipes. De acordo com a Diretora do Departamento de Futebol Feminino, Marianita Nascimento, o Clube tem a necessidade de dar continuidade a este processo de construção, qualificando o trabalho e pessoas cada vez mais. “Queremos melhorar de forma gradativa, preparando as atletas para vencer os processos e transições a cada categoria, até quem cheguem ao time principal. Trabalhamos com o desafio de ver o futebol feminino com a sua importância e tamanho. Queremos uma base forte, para assim tornar o Grêmio umas das referências do Brasil. Na categoria Principal, estamos nos mudando para Ulbra, com a certeza de que teremos um bom crescimento. Queremos um grupo forte, competitivo, qualificado, vencendo os processos, valorizando a todos os profissionais envolvidos, dando todas as condições dentro das nossas possibilidades. Será um grande ano, com muitos desafios. Que estejamos preparados para vencer cada um deles”, explicou a dirigente.

Outro ponto a destacar referente ao trabalho de formação também é o de jogadoras reveladas. Atletas como a meio-campista Rafa Levis, que em 2021 foi revelação do Brasileirão, as zagueiras Pati Maldaner, Duda Pedra e Brito, a lateral Raissa Bahia e a goleira Iasmin Paixão saíram da base tricolor para integrar o elenco principal, todas já com contrato profissional. Neste ano, também ocorreram algumas transições de jogadoras das categorias Sub-17 para a disputa de competições junto a Sub-20.

As Conquistas da Base 

Na noite de terça-feira, 31 de outubro, quando as Gurias Gremistas da categoria Sub-20 entraram em campo para colocar o Grêmio no patamar mais alto. No Estádio Jorge de Biasi, na cidade de Novo Horizonte, no interior de São Paulo, o Tricolor disputava a sua segunda final de um campeonato nacional – a primeira da base. Com gol da zagueira Emille, o Tricolor venceu o Avaí/Kindermann por 1 a 0, sagrando-se campeão da primeira edição da Brasil Ladies Cup Sub-20, depois de uma campanha invicta, que contou com cinco jogos, quatro vitórias, um empate e nenhuma derrota. Foram dez gols marcados e um sofrido.

Mas o ano da base não terminaria por aí. Desta vez, o palco era Belo Horizonte, em Minas Gerais. A categoria Sub-17 das Gurias Gremistas da Escola de Futebol do Clube, embarcava para o seu maior desafio na temporada: o Campeonato Brasileiro. Da mesma forma que a Sub-20, a campanha da equipe comandada pelo técnico Rubens Franco foi invicta. Foram sete jogos, cinco vitórias, dois empates e nenhum revés. A decisão do título diante do Flamengo, aconteceu no sábado, 25 de novembro, na Arena Independência, na capital mineira. O empate em 2 a 2 no tempo regulamentar levou a decisão para as penalidades máximas, onde o Grêmio venceu por 5 a 3, sagrando-se campeão do Nacional pela primeira vez na história da modalidade.

Compartilhe essa notícia: