A Suécia também atingiu o feito em 1938, porém em um formato onde disputou uma partida. Na atual edição, a Croácia possui quatro empates e uma vitória, tendo garantido a classificação nas etapas mata-mata nos pênaltis.
Vice Líder do grupo F, a Croácia empatou duas partidas e venceu uma na primeira fase, contra o Canadá. Desde então, a seleção europeia garantiu sua classificação em todas as fases do Mundial mas não saiu vencedora na etapa regulamentar de nenhum confronto.
Com um empate com o resultado de 1 a 1, a Croácia eliminou o Japão nos pênaltis em duelo válido pelas oitavas de final. Os croatas eliminaram o Brasil na fase posterior da mesma maneira, com um empate tendo as duas equipes marcando um gol, a disputa foi decidida nas penalidades, e a Seleção Brasileira não converteu duas cobranças, sendo eliminada.
O feito havia acontecido uma vez na história, porém em um formato diferente, onde a competição se deu inicio nas oitavas de final. A Suécia iria enfrentar a Áustria na primeira fase da edição de 1938, porém a partida não foi realizada e os suecos começaram a Copa nas quartas de final. Na primeira partida, golearam Cuba pelo placar elástico de 8 a 0, na semifinal perderam de 5 a 1 para Hungria e na disputa do terceiro lugar perderam pelo placar de 4 a 2 para o Brasil.