O Grêmio volta a campo na noite de quarta-feira (31), quando encara o Juventude. O adversário do tricolor busca quebrar um tabu que perdura há 15 anos: vencer em Porto Alegre. Para isso, o time de Roger Machado conta com o bom momento vivido pelo time para conseguir os três pontos.
A última vitória do Juventude contra o Grêmio sob mando do tricolor foi justamente em um Campeonato Gaúcho. Em 6 de abril de 2008, o Papo venceu o adversário por 3 a 2, com gols de Mendes, duas vezes, e Thiago Santos – Jonas e Paulo Sérgio marcaram para os donos da casa. Na época, o time da capital ainda mandava os seus jogos no estádio Olímpico.
Desde então, foram 15 jogos com 11 vitórias do Grêmio e quatro empates. Os times já se enfrentaram pelo Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Brasileirão. A vitória de 2008 resultou numa eliminação do tricolor no estadual que, posteriormente, seria conquistado pelo Internacional.
Para quebrar o tabu, o time comandado por Roger Machado aproveita a boa fase vivida no Gauchão. Apesar de vir de derrota contra o São José, os dois primeiros jogos foram marcados por vitórias: 1 a 0 contra o Santa Cruz e 4 a 1 em cima do Guarany.