O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (27) a convocação de nove atletas para a Seleção Brasileira. Entre as novidades está Edenílson, do Internacional, que recebeu hoje a primeira convocação da carreira. O meio-campista colorado de 31 anos é um dos artilheiros do Brasileirão, com 8 gols marcados. Também é responsável por 5 assistências na competição e é jogador que mais participou diretamente de gols no campeonato, com 13 participações.
O treinador da Seleção foi obrigado a convocar outros jogadores após a Premier League (Liga do futebol inglês) anunciar que não iria liberar jogadores dos seus clubes para países que estivessem na “lista vermelha” do Reino Unido em relação a pandemia do COVID-19. O que é o caso do Brasil, e até da Argentina na América do Sul. A Seleção Brasileira fará jogos contra Chile, Argentina e Perú, em setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Para isso, foram chamados por Tite para completar a Seleção:
Goleiros: Éverson (Atlético-MG) e Santos (Athletico-PR)
Zagueiro: Miranda (São Paulo)
Meio-campistas: Edenílson (Inter), Gerson (Olympique Marseille) e Matheus Nunes (Sporting)
Atacantes: Hulk (Atlético-MG), Malcom (Zenit) e Vinícius Júnior (Real Madrid)
Nove jogadores haviam sido inicialmente convocados por Tite, mas que não foram liberados pelos seus respectivos clubes. Todos da Premier League, entre eles:
- Thiago Silva (Chelsea)
- Richarlison (Éverton)
- Raphinha (Leeds)
- Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool)
- Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City)
- Fred (Manchester United)
A La Liga (Liga espanhola de futebol) também estuda impedir os atletas brasileiros convocados de defender a Seleção neste momento. O caso está na Justiça e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aguarda a decisão. Caso a Liga Espanhola consiga segurar os jogadores, o técnico Tite deverá convocar mais atletas para completar a Seleção, e mais jogadores que atuam no Brasil podem surgir e vestir a amarelinha pela primeira vez.