
Evento na tarde desta quinta-feira (8) aconteceu no auditório da Arena. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O elenco do Grêmio se apresentou oficialmente na tarde desta quinta-feira (8) para dar início aos trabalhos visando à temporada 2023. Além dos jogadores, comissão técnica, dirigentes, sócios, conselheiros e imprensa estiveram presentes em evento realizado no auditório da Arena.
Inicialmente, um vídeo de boas vindas e introdução foi apresentado pelo clube. Em seguida, o presidente Alberto Guerra discursou, enfatizando que 2023 será um ano de reconstrução. Também citou que é simbólico o fato de a apresentação ser na Arena, porque mostra que o Grêmio é um só, independente das sedes físicas.
Depois de Guerra, a palavra foi para o vice-presidente de futebol Paulo Caleffi. Inicialmente, o dirigente se solidarizou, em nome do clube, com o goleiro Brenno, que teve o nascimento prematuro do filho e não esteve presente. Em seguida, o VP gremista pediu para os atletas focarem somente no desempenho dentro de campo, que todo resto será resolvido pelo departamento de futebol. Neste sentido, disse para encararem todo jogo como “o último prato de comida”.
Por fim, falou o técnico Renato Portaluppi, que afirmou que o torcedor gremista “tem que parar de sofrer”. Brincalhão como sempre, o treinador pediu ao presidente Alberto Guerra 30 dias de férias, já que estava trabalhando diariamente, mesmo que do Rio de Janeiro, na contratação de jogadores. Antes de encerrar, Renato ainda brincou com Diego Souza, dizendo que o Departamento Médico está de parabéns por terem feito uma “lipo” nele – se referindo à condição física do atleta.
Depois dos discursos, o presidente Alberto Guerra voltou a ter a palavra, mas para as perguntas dos repórteres, em entrevista coletiva. Nela, o mandatário gremista revelou que a nova gestão já escolheu o seu CEO e está bem encaminhada com um executivo de futebol, embora ambos ainda não tenham sido anunciados. Quanto a reforços, reconheceu que o Grêmio ainda busca nomes, e disse que está perto de fechar com um dos dois meio-campistas estrangeiros com que negocia – Felipe Carballo, do Nacional-URU, e Franco Cristaldo, do Huracán-ARG.
Dos reforços já anunciados, três estiveram presentes na apresentação: o lateral-esquerdo Reinaldo, o zagueiro Bruno Uvini e o meia-atacante Everton Galdino. O meio-campista Pepê foi liberado para mais uma semana de férias após passar por exames médicos e físicos. Ele e Brenno se somaram a Natã e Fernando Henrique, que testaram positivo para Covid-19, como as quatro ausências dentre os 34 jogadores do elenco.


