Com uma vitória tranquila, a Espanha venceu a Costa Rica e ultrapassou o Japão, se tornando líder do grupo E. Com o DNA do time de Luis Enrique, a seleção europeia dominou a posse de bola a partida inteira.
Com toques rápidos e táticos, o domínio espanhol foi evidente desde o início da partida, quando Olmo e Ascencio tiveram as duas primeiras oportunidades de jogo. O placar foi aberto logo em seguida, quando aos 10 minutos, Dani Olmo realizou um domínio plástico e finalizou com uma cavadinha. O segundo gol foi marcado aos 20 minutos, quando Ascencio chutou de primeira para o fundo da rede de Navas. O primeiro tempo terminou com um penálti convertido por Ferran Torres.
Os 45 minutos finais começaram com o segundo gol de Ferran Torres, que aos 8 minutos do segundo tempo disputou uma jogada com dois defensores costarriquenhos e balançou as redes. O quinto gol da campeã de 2010 veio com o vencedor do Kopa Trophy, Gavi, e no fim da partida para finalizar a goleada, Soler e Morata balançaram as redes para finalizar a goleada.
Com a partida, a Espanha tornou- se a líder do grupo E, ultrapassando o Japão pelo saldo de gols. Atualmente, a tabela do grupo tem o time de Luis Enrique em primeiro e os Samurais Azuis em segundo. Alemanha e Costa Rica não pontuaram ainda, mas a seleção de Hansi Flick está em terceiro devido a critérios de desempate.