Em fase de preparação para a disputa do campeonato brasileiro de futebol de 5 para cegos, a Agafuc emenda nesta semana uma rotina de treinos com a presença de diversos jogadores da seleção brasileira. Luan (goleiro), Damião, Nonato, Tiago Paraná, Maurício Dumbo e Ricardinho, esse último considerado o melhor jogador do país, se juntaram aos demais atletas canoenses para compor o elenco que irá disputar a competição nacional, a partir do dia 5 de novembro, em São Paulo. Em julho, o sexteto integrou o grupo da seleção que conquistou o pentacampeonato mundial, na Espanha.

Os treinos da Agafuc ocorrem nesta quinta-feira, às 18h, e no sábado, às 9h. A preparação está sendo feita no ginásio São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000), cedido pela Prefeitura de Canoas, que apoia o projeto de fortalecimento da equipe de futebol de cegos. No domingo pela manhã, o elenco parte para São Paulo, onde defenderá o título nacional. A equipe também levantou a taça em 2015.

O treinador da Agafuc, Rafael Astrada, acredita que será um campeonato extremamente disputado por conta da qualidade dos atletas envolvidos. “Acho que, em termos de competitividade, não existe em nenhum lugar do mundo um campeonato como esse. Não é por acaso que a seleção brasileira ganhou tudo nos últimos dez anos. Só perdemos no ano passado, mas esse ano já reconquistamos o mundial. É o melhor futebol do mundo e é um campeonato extremamente qualificado”, analisa Astrada.

Dez equipes lutam pelo título

A Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 vai reunir dez equipes nacionais, com a presença de 120 atletas. Os jogos serão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Os clubes estão divididos em três grupos – classificam-se os dois primeiros de cada chave, mais os dois melhores terceiros colocados, que avançam para as quartas de final. Os confrontos são definidos conforme a classificação geral da primeira fase, do 1º ao 8º lugar.

Além da atual campeã, o torneio será disputado pela Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), Associação Matogrossense dos Cegos (AMC-MT), Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais (APADV-SP), Centro Desportivo Maranhense de Cegos (CEDEMAC-MA), União Baiana de Cegos (UBC-BA), Caixa Escolar do Instituto Benjamin Constant (CEIBC-RJ), Associação Paraibana dos Deficientes Visuais (APADEVI-PB), Instituto de Cegos da Bahia (ICB-RJ), Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP-PE), Urece Esporte e Cultura (URECE-RJ) e Associação Paraibana de Cegos (APACE-PB).


Quando: quinta-feira (1º), às 18h, e sábado, às 9h
Onde: Ginásio Centro de Esporte e Lazer (CEL) São Luís, Rua Engenheiro Rebouças, 1000.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Canoas

Foto: Partida entre Agafuc e Acergs no encerramento dos Jogos Paradesportivos de Canoas (Parajac)

Compartilhe essa notícia: