Após se classificarem nas disputas por pênaltis, Grêmio e Caxias disputarão a final do Gauchão 2023. As disputas ocorrerão nos dias 1º e 8 de abril, às 16h30, no Centenário e na Arena.
O Grêmio foi o primeiro a se classificar. Após vencer de virada o Ypiranga por 2 x 1 na Arena, que abriu o placar com Mossoró, Thaciano e Bruno Alves marcaram para o tricolor, levando a disputa para os pênaltis. Por 5 x 4, e com duas defesas de Adriel, o tricolor gaúcho passou para a final da competição.
Já o jogo entre Inter e Caxias, no Beira-Rio, terminou no empate em 1 x 1, mesmo placar do jogo de ida, no Centenário. Maurício e Eronildo marcaram os gols ainda no primeiro tempo, e a disputa também foi para as penalidades máximas. Dos cinco pênaltis cobrados, o Caxias converteu todos, enquanto o Colorado perdeu a última cobrança, de Estêvão, que parou nas mãos de Bruno Ferreira.
A final será nos dois próximos sábado, 1º e 8 de abril. Os times repetirão a final de 2020, quando o Grêmio se sagrou campeão. Nesta temporada, os clubes já se enfrentaram uma vez, e o placar ficou em 2 x 1 para o Tricolor.