Chegou o dia da decisão. Neste sábado (06), a partir das 16h30, Grêmio e Juventude entram em campo para disputar a segunda partida das finais do Gauchão, na Arena. Quem vencer, fica com a taça da competição, que no caso do Grêmio representa o heptacampeonato em sequência e no caso do Ju a segunda conquista na história.
Como chegam os times
Na primeira partida das finais, disputada no último sábado (30), em Caxias do Sul, o placar foi de 0 a 0. Em um jogo morno e equilibrado, as equipes não balançaram as redes e a decisão ficou para a Arena.
A disputa do dia 30 foi a última do Juventude, que teve a semana toda para se preparar para o duelo seguinte. Já o Grêmio viajou no meio deste tempo, para o jogo contra o The Strongest, em La Paz, na Bolívia, pela estreia da Libertadores na terça-feira (02). Priorizando o Gauchão, Renato Portaluppi optou por colocar o time reserva em La Paz, e foi derrotado por 2 a 0.
Prováveis escalações
Grêmio: Caíque; João Pedro, Geromel (Rodrigo Ely), Kannemann e Mayk; Villasanti e Pepê; Pavon, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa.
Juventude: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Edson Carioca, Lucas Barbosa e Gilberto.
Retrospecto
No total, Grêmio e Juventude já se enfrentaram 134 vezes. Foram 69 vitórias do Grêmio, 42 empates e 23 triunfos do time de Caxias do Sul. Além de ter maior número de vitórias, o Grêmio também conta com o “fator casa” para a decisão, pois nunca perdeu um título em que a partida decisiva foi jogada na Arena.
Se vencer, o Grêmio será heptacampeão gaúcho em sequência, já que levantou a taça em todos anos anteriores desde 2018. Já o Juventude busca o bicampeonato da competição depois de ter sido campeão invicto em 1998.
Arbitragem
Quem estará no comando do apito será Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Maíra Mastella. No VAR Daniel Nobre Bins.
Ingressos
Todos os bilhetes para a partida já estão esgotados, para ambas as torcidas. A expectativa é de mais de 50 mil torcedores acompanhando o duelo, sendo 2 mil deles do Juventude.