Tricolor vem apresentando nova forma de jogar sob o comando de Renato Portaluppi. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Os últimos quatro jogos, que coincidem com uma sequência de quatro vitórias, apresentaram uma nova forma do Grêmio jogar. Com três zagueiros, o time de Renato Portaluppi tem adotado uma postura mais reativa na maior parte das partidas. Isso é ilustrado nas estatísticas de posse de bola da Série A do Campeonato Brasileiro, que aponta o Tricolor gaúcho com a quarta menor média.

Nos nove jogos disputados até aqui na competição, o Grêmio teve a bola em 43.1% do tempo. O Tricolor só está à frente de Santos (43.1%), Botafogo (42.8%) e América-MG (42.4%).

Outro aspecto que ajuda explicar estes números é que o time de Renato tem ficado na dianteira do placar por mais tempo. Nos últimos quatros jogos, o único em que o Grêmio saiu atrás foi contra o São Paulo. Entretanto, virou ainda no 1º tempo, e na segunda etapa abdicou da posse, que esteve no controle dos paulistas por 71% do tempo.

É um Grêmio “reinventado”, como destacou o próprio Renato. A nova forma de jogar também foi ressaltada pelo zagueiro Bruno Alves após a vitória sobre o São Paulo.

Compartilhe essa notícia: