Nesta terça-feira (02), o Grêmio dá o pontapé inicial em mais uma participação na Copa Libertadores, em busca do tetracampeonato. O time enfrenta o The Strongest, às 21h, no Estádio Hernando Siles, na altitude de 3.650 metros de La Paz, na Bolívia. A disputa é válida pela primeira rodada do Grupo C da fase de grupos da Libertadores.
Como chegam os times
Em busca do quarto título da Libertadores, o Grêmio chega “tímido” para a estreia. Em meio aos dois jogos da final do Gauchão e estreando logo na altitude, o time entrará em campo com reservas. Depois do empate em 0 a 0 com o Juventude no sábado (30), o tricolor joga nesta terça e depois novamente no sábado (06) para decidir o título gaúcho. No últimos três jogos, empatou um e venceu dois, diante do Caxias.
Já o The Strongest não entra em campo há quase três semanas. A última disputa foi no dia 13 de março, quando enfrentou o Real Tomayapo, que enfrentará o Internacional na Sul-Americana, e perdeu por 2 a 0. Nos últimos três jogos, o time boliviano ganhou duas e perdeu uma.
Escalações
Grêmio: Marchesín; Fabio, Gustavo Martins, Natã e Wesley Costa; Dodi, Du Queiroz, Galdino, Nathan e Nathan Fernandes; João Pedro Galvão.
The Strongest: Viscarra; Enoumba, Jusino, Caire e Roca; Romero; Ortega, Ursino e Quiroga; Ramallo, Arrascaita e Triverio.
Retrospecto
Grêmio e The Strongest nunca se enfrentaram na história, portanto, trata-se de um confronto inédito. No Hernando Siles, onde será a disputa, o Grêmio já enfrentou o Bolívar, time conterrâneo. Foram dois duelos, em 1983 e 2003, que terminaram com uma vitória para cada lado.
Argitragem
O apito da partida ficará aos cuidados de Juan Gabriel Benítez, paraguaio, assim como o restante dos membros da arbitragem. Os assistentes serão Eduardo Cardozo e Eduardo Britos. Derlis López ficará no VAR e Mario Díaz de Vivar será o quarto árbitro.