Devido à invasão de campo realizada pelos torcedores do Grêmio ao final da partida contra o Palmeiras. Com isso, o Tricolor poderá ser punido com a perda de mando de campo. A punição varia de um a dez jogos de sansão, além de multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil. A punição está prevista no artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Se a pena for superior ao número de jogos agendados para a Arena em 2021, a punição seguirá vigente para 2022.

Após a invasão de campo, os torcedores destruíram a cabine do VAR, equipamentos da imprensa e arremessaram objetos em direção ao túnel de acesso aos vestiários. Os atos de vandalismo foram contidos pela atuação do policiamento. Também foi registrada briga entre torcedores de Grêmio e Palmeiras, mesmo separados por uma divisória de setor na Arena do Grêmio. Por fim, também foi registrada confusão entre os torcedores do Grêmio e a Brigada Militar no estacionamento do estádio.

Torcedores do Grêmio depredam cabine do VAR após mais uma derrota. Foto: Reprodução.

Se o Grêmio conseguir identificar, ou auxiliar na identificação dos envolvidos na confusão, o clube pode ter a punição amenizada. Em resposta a reportagem da RDC TV, o Vice-presidente do Departamento Jurídico do Grêmio, Nestor Hein falou sobre as medidas que serão tomadas pelo clube. “Posição do clube é de total repúdio a esse tipo de situação, que não ajuda em nada o Grêmio, muito pelo contrário. A gente entende, está todo mundo magoado, mas não é assim que se faz. Essas pessoas vão ter que se apresentar para as penalidades legais cabíveis”, afirmou.

Todos os acontecimentos foram registrados em súmula pelo árbitro Sávio Sampaio. Agora é necessário aguardar a denúncia ser oferecida para o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), e depois, aguardar a marcação de um eventual julgamento. A tendência é que o Grêmio seja denunciado para o STJD e ocorra o julgamento sobre o caso.

Compartilhe essa notícia: