
Times já se enfrentaram duas vezes pela Série B de 2022. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
A partir das 20h desta terça-feira (30), Grêmio e Operário se enfrentam pela terceira fase da Copa do Brasil. O jogo será no Estádio Germano Kruger, e marca a estreia do tricolor na competição, que pelo seu desempenho no Brasileirão de 2023 entrou nas disputas já na terceira fase, enquanto o Operário-PR já passou por outros dois times para chegar até aqui.
Como chegam as equipes
O dono da casa, o Operário-PR, chega na terceira fase depois de eliminar Operário-MS e o Villa Nova-MG. Com as duas passadas de fase, já recebeu cerca de R$ 5 milhões em premiações. Na Série B, são dois jogos até aqui, com duas vitórias, deixando o time na quarta colocação.
No total, o Fantasma tem cinco jogadores no departamento médico, que são desfalques para a disputa. São eles: Rafhael Lucas, Marco Antônio, Luidy, Rodriguinho, Allan Godoi e Rodrigo Rodrigues.
Já o Grêmio chega depois de uma derrota para o Bahia no último sábado (27), mas antes disso, no meio da semana passada, venceu o Estudiantes na Argentina pela Libertadores e manteve o sonho de se classificar para a próxima fase da competição vivo.
No tricolor, alguns jogadores estão no departamento médico, e ficam de fora do duelo. Estão no DM: Geromel, Pavon, Mayk, Reinaldo, Jhonata Robert, Mila e André Henrique. Rafael Cabral, que veio do Cruzeiro, não pode atuar nesta fase pois já disputou a competição pelo time mineiro.
Prováveis escalações
Operário-PR: Rafael Santos; Pacheco, Willian Machado, Fagner Alemão (Joseph) e Pará; Índio, Vinícius Diniz e Rodrigo Lindoso (Cássio Gabriel); Felipe Augusto, Marcelo Cirino (Maxwell) e Ronaldo.
Grêmio: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann (Gustavo Martins) e Fabio; Villasanti, Pepê, Edenilson, Cristaldo e Soteldo; Diego Costa.
Arbitragem
No comando do apito estará o goiano Jefferson Ferreira de Moraes, que estará auxiliado pelos também goianos Tiago Gomes da Silva e Hugo Savio Xavier Correa. O quarto árbitro será Victor Lucas Pereira Silva (GO) e o VAR será José Cláudio Rocha Filho (SP).
Retrospecto
Grêmio e Operário já se enfrentaram duas vezes na história. Os dois duelos foram pela Série B de 2022, e o tricolor levou a melhor em ambas as oportunidades. Um dos jogos terminou com o placar de 5 a 1 e o outro em 1 a o.
A partida dessa terça é a primeira de duas que definem o classificado para as oitavas de final. O jogo de volta será no dia 22 de maio, na Arena.