Com jogo disputado até o final, Holanda e Equador empatam e conquistam as posições de classificação para a fase eliminatória da Copa do Mundo. A partida marcou o encerramento da segunda rodada no grupo A
A Holanda começou a partida com sua característica principal, o controle da posse de bola, e logo aos 6 minutos abriu o placar com Gakpo, que deslocou o goleiro equatoriano. Ao decorrer da partida o duelo foi ficando mais equilibrado, com ataques em velocidade, a Seleção do Equador teve um gol anulado e foi para o intervalo com grandes reclamações de Estupiñan.
O segundo tempo começou com ataques perigosos da Seleção do Equador, que empatou o jogo com Enner Valencia, que se tornou o artilheiro nesta edição da Copa do Mundo. Após substituições, Van Gaal conseguiu recuperar o controle de bola e ambas as equipes passaram a ter boas jogadas ofensivas.
O jogo terminou empatado com o placar de 1 a 1 e garantiu a liderança do grupo A para a Holanda, Equador está em segundo com a mesma quantidade de pontos. Senegal está em terceiro e necessita de uma vitória na última rodada para se classificar. O país-sede, Catar, não possui chances de classificação, já que não pontuou no Mundial.