A Holanda enfrentou o país-sede, nesta terça-feira, com objetivo de garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Com vitória pelo placar de 2 a 0, o time comandado por Louis Van Gaal garantiu a liderança do grupo A.
Já eliminada da próxima fase do Mundial, o Catar começou com pressão no ataque, tendo a primeira chance de jogo aos 30 segundos, mas logo em seguida, Holanda passou a controlar a posse de bola. Com superioridade, a Laranja Mecânica abriu o placar com Gakupo, artilheiro holandes que marcou gols em todas as partidas da fase de grupos.
O segundo tempo começou com o controle de bola pelo time de Van Gaal, que trocava passes para conseguir oportunidades de ataque. Logo aos três minutos da etapa complementar, o volante Frank De Jong ampliou o marcador convertendo um rebote cedido pelo goleiro Barsham. Marcando presença no setor ofensivo, a Holanda iria marcar seu terceiro gol na partida, mas foi anulado após o árbitro ir ao VAR e analisar um toque de mão na jogada.
Junto de Equador e Senegal, a partida marcou o encerramento do grupo A na fase de grupos do Mundial. Com o fim da partida, a Holanda garantiu a classificação para as oitavas de final como líder de seu grupo, composto por Senegal, Equador e Catar. A Seleção dos Países Baixos irão enfrentar o segundo colocado do grupo B, no próximo sábado (03), no Estádio Internacional Khalifa, às 12h no horário de Brasília.