Lucas Leiva contabiliza 15 jogos e dois gols na Série B desta temporada. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

17 anos após a Batalha dos Aflitos, o Grêmio tem novamente a oportunidade de garantir o acesso à Série A contra o Náutico, no mesmo estádio. Lucas Leiva será o único jogador que atuou na partida histórica e estará em campo no próximo duelo entre os times.

Subindo para o time profissional no ano de 2005, Lucas Leiva fez parte da reconstrução do time do Grêmio que disputaria a Série B naquele ano. Atuando em 227 minutos na temporada, o volante fez parte do time que entrou em campo para garantir a classificação do Imortal para a Série A do ano seguinte. 

A partida entre Náutico e Grêmio, no Estádio dos Aflitos, em 2005, estava com clima de decisão, pois o Tricolor necessitava pontuar para garantir o acesso, e o time da casa precisava vencer para subir. O jogo contou com três penalidades a favor do Timbu e quatro expulsões no time gaúcho. Por fim, o terceiro pênalti cobrado pelo time pernambucano foi defendido por Gallato e no lance seguinte, o promissor Anderson marcou o gol que decretou o acesso do Grêmio com uma vitória pelo placar de 1 a 0, entrando para a história da competição e do Imortal. 

O Lucas Leiva, que entrou na partida para a disputa do segundo tempo, permaneceu no Grêmio por mais duas temporadas e meia. Indo para o exterior em 2008, o volante foi transferido para o Liverpool, onde atuou por dez temporadas e ganhou a taça da Liga de Inglaterra (2011/12). Em 2017, o atleta que atualmente possui 35 anos, foi para a Lazio, onde ficou até o início de 2022 e conquistou a Copa da Itália (2018/19), e duas SuperCopas (2017 e 2019). 

Neste ano, Lucas Leiva retornou ao Grêmio com o objetivo de contribuir novamente na reconstrução do clube. Após 17 anos da Batalha dos Aflitos, o volante poderá estar em campo novamente em partida que poderá culminar no acesso do Tricolor à elite do futebol brasileiro, contra o mesmo time, no mesmo estádio. O duelo entre Náutico e Grêmio será no próximo domingo (23), às 16h, no Estádio dos Aflitos e será válido pela 36ª rodada da Série B. 

Compartilhe essa notícia: