Noruega e Austrália protagonizaram, ontem (22), um dos grandes jogos da Copa do Mundo – França 2019. Em duelo decidido nos pênaltis, no Allianz Riviera, em Nice, após o empate no tempo normal e prorrogação, as norueguesas garantiram a classificação para próxima fase do Mundial ao converterem quatro cobranças. As australianas, que acertaram apenas uma, voltam para casa.

Os 90 minutos do tempo normal foram eletrizantes. Noruega e Austrália buscaram a classificação desde o início, e se uma levava perigo no ataque, a outra respondia em seguida, assustando também. Fato é, que apesar de grandes oportunidades criadas ao longo da partida, o empate em 1 a 1 permaneceu.

Herlovsen, aos 31 minutos da etapa inicial, inaugurou o marcador para as norueguesas: após receber passe em profundidade, a camisa 9 avançou e tocou na saída da goleira adversária. Já o gol australiano, para igualar o placar, foi sair somente no segundo tempo, aos 38. Kellond-Knight cobrou escanteio por baixo, a bola passou por todas e entrou. Gol olímpico e que levou o duelo para a prorrogação.

Com mais 30 minutos de bola rolando, a partida seguiu disputada, mas com táticas diferentes adotadas pelas seleções. Devido ao cansaço e por ter ficado com uma jogadora a menos – Kennedy foi expulsa no final do primeiro tempo, ao matar um contra-ataque, as australianas se expuseram menos e por dar mais espaço às adversárias, sofreram pressão. A segunda etapa foi toda da Noruega, que com uma jogadora a mais, pressionou. As norueguesas até criaram boas chances, mas não conseguiram aproveitar as oportunidades.

Sem gols no tempo extra, e com o 1 a 1 no placar, a decisão foi para os pênaltis.

Nas cobranças, a qualidade das norueguesas frente às australianas se sobressaiu. Com quatro pênaltis bem batidos, Caroline Graham Hansen; Guro Reiten; Maren Mjelde; e Ingrid Syrstad Engen marcaram e garantiram o seu país nas quartas de final do Mundial. Fim de jogo: após o empate em 1 a 1, a Noruega venceu a Austrália por 4 a 1 nos pênaltis.

Agora, a Noruega espera o vencedor de Inglaterra e Camarões, para o confronto na próxima fase.

Reportagem: Julia Pompeo / Jogando Com Elas

Foto: FIFA