O Grêmio entra em campo nessa quarta-feira (17) às 19h contra o líder Athletico diante do seu torcedor na Arena em busca de recuperação após derrota para o Vasco na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Para conseguir uma vitória, o time de Renato Portaluppi precisa evoluir em todos os aspectos: defesa, ataque, transição e principalmente o seu esquema tático. Mas pode o técnico Renato conseguir esse crescimento em tão pouco tempo e sem novas peças no seu elenco atual?
A resposta a essa pergunta somente o proprio técnico poderá responder à sua torcida, pois os gremistas nesse momento estão passando por um momento assustador pela sequência de resultados ruins. Nos últimos quatro jogos, o Grêmio teve três derrotas e apenas uma vitória diante do Juventude. Com um aproveitamento abaixo de 30% nas últimas rodadas, o Grêmio repete os erros da temporada de 2023 e confirma a estatística negativa. Após o fechamento da primeira rodada, o tricolor atingiu o ranking de pior defesa dos clubes da Série A, com uma média de 1.1 gol sofrido por jogo.
Do início da temporada até o momento, foram 20 jogos com 22 gols sofridos. Esse problema persiste pelas escolhas equivocadas de Renato: no gol, o técnico ainda não definiu quem será o titular e vem alternando entre Caíque e Marchesín, deixando Grando de fora dessa disputa – o goleiro foi titular absoluto em 2023. Para a defesa, o Grêmio não contratou nenhuma peça, apenas renovou com o grande ídolo, mas já “aposentado” Geromel, além disso perdeu Bruno Alves e Bruno Uvini.
O tricolor gaúcho precisa ir ao mercado e buscar atletas que possam suprir suas carências dentro de campo e trazer novamente a confiança ao seu torcedor. Lembrando que a janela interna de transferências, que dá a oportunidade para buscar jogadores que tiveram destaque nos estaduais por todo Brasil, se encerra na próxima sexta-feira (19).