| Guilherme Paaz |
Turbulento, político, econômico, confuso. Hoje à noite, às 21h, a bola volta a rolar oficialmente nos campos brasileiros, no palco chamado Maracanã. O estádio, que completou 70 anos essa semana, após tantos jogos históricos, vai receber também Flamengo e Bangu pela quarta rodada da Taça Rio, literalmente o segundo turno do campeonato carioca.
Sem público e sem transmissão da televisão, o jogo será assistido simplesmente por funcionários de ambas as equipes e membros da Federação Carioca assim como da CBF. Um dos maiores destaques da partida fica por conta da sua confirmação, apenas 24 horas antes da data do confronto. Considerando os assuntos elencados no início do texto e em frase curtas abordamos os assuntos:
-Turbulento: Mário Bittencourt presidente do Fluminense falou em recorrer na justiça para o campeonato iniciar apenas em julho.
-Político: Decisão do decreto de autorização para a retomada envolve o governador e o prefeito do Rio de Janeiro, que, em certos momentos, negociaram com o Flamengo deixando de lado clubes menores do estado.
-Econômico: A volta do futebol, mesmo que não tenha o dinheiro das bilheterias, fomenta o mercado de produtos das equipe. O mesmo acontece com o dinheiro que vem das cotas de transmissão, valor que, em meio à pandemia, trás novos ares para os pagamentos da folha salarial.
-Confuso: A partida está sendo marcada para às 21h, mas a qualquer momento o Fluminense ou o Botafogo podem entrar com uma ação judicial impedindo a mesma de acontecer, já que ambas as equipes não são favoráveis a decisão imposta pela Federação. Os times gostariam de atuar apenas no mês de julho, se não mudarem a partida de hoje, pelo menos as suas partidas que estão marcadas para segunda-feira vão tentar alterar.
O certo é que o Flamengo já fez o descumprimento das diretrizes para a retomada, o protocolo impõe as equipes a se concentrarem 48h antes da partida (que foi confirmada em tempo menos hábil para a realização dessa etapa) e que não se concentrou na noite desta quinta-feira (24h antes) alegando que está atuando de forma segura e que hoje realizando os testes estará apto a jogar.
Até o momento da publicação dessa reportagem, Flamengo x Bangu pela Taça Rio está confirmado para às 21h no Maracanã, a equipe comandada por Jorge Jesus não deve ter nenhuma novidade em seu time titular, estando GabiGol e Bruno Henrique no ataque.
Crédito foto: Alexandre Vidal / Flamengo/Divulgação/RDCTV