Já se passaram seis rodadas da Série B, fazendo com que o primeiro bloco de partidas definido para a temporada tenha se encerrado. O Grêmio não teve o início de Brasileirão que esperava, empatando e perdendo logo nos dois primeiros jogos, mas conseguiu se recuperar e hoje apresenta um time mais estável para o resto da temporada. Porém, fica o questionamento: o desempenho visto até agora será o suficiente para o Tricolor subir de divisão no final da temporada?

Para quem não se lembra, no início do ano Denis Abrahão divulgou que o planejamento do clube girava em torno de buscar a classificação com duas partidas de antecedência, ou seja, na 36ª rodada. Para isso, o departamento de futebol estudou as edições anteriores da segunda divisão durante os pontos corridos e concluiu que o Grêmio deve chegar na rodada definida com 65 pontos (o que implica em um aproveitamento de 60%) e assim dividiu o campeonato em seis blocos de seis partidas cada. O cálculo da diretoria vai ainda mais além, já que definiu aproveitamentos específicos para o desempenho jogando em casa e fora.

Domingo marcou o fim do primeiro bloco de jogos, sendo exatamente metade dos confrontos fora e metade dentro de casa. O Grêmio se encontra na 4º colocação do campeonato, com 10 pontos e um aproveitamento de 55% na competição. A posição do time está dentro dos conformes e o aproveitamento, apesar de inferior, se encaixa dentro da margem que o clube estipulou (levando em conta adversários difíceis como o Cruzeiro). Contudo, fica evidente que o desempenho em campo deve ser melhor, já que a atuação em Minas foi bem contestada e algumas peças do elenco apresentam um desgaste com a torcida. 

Nos próximos seis jogos, o Tricolor tem apenas dois deles na Arena, além de confrontos com adversários conhecidos da primeira divisão, como Vasco (fora de casa) e Sport Recife (também fora). Roger tem agora uma semana inteira para treinar para o próximo jogo, que ocorre contra o Ituano na próxima segunda-feira (16).

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Compartilhe essa notícia: