Apesar de um primeiro tempo sem muitas emoções, os 45 minutos finais da partida decidiram o confronto. Marcando o primeiro gol, Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador a marcar em cinco Copas do Mundo e conduziu a vitória portuguesa.
O primeiro tempo apresentou uma superioridade portuguesa, tendo seu primeiro ataque com Otavinho aos 4 minutos de jogo. O setor ofensivo da seleção comandada por Fernando Santos teve as principais jogadas com Cristiano Ronaldo, João Felix e Otavinho, ex-Inter. A Gana pouco causou perigo para a defesa de Portugal e o jogo foi para o intervalo com o placar sem gols.
Os jogadores entraram na etapa complementar com os ânimos elevados, tendo faltas duras e aplicações cartões amarelos. João Felix e Seidu se desentenderam aos 13 minutos de jogo. Em um segundo tempo com muitas faltas, Cristiano Ronaldo é derrubado dentro da área sofrendo um pênalti, o próprio craque portugues converteu o chute abrindo o placar da partida.
No segundo tempo, as intermediárias ficaram espaçadas, criando mais oportunidades para ambas equipes, com jogadas em velocidade, a Gana conquistou o empate aos 73 minutos, com André Ayew. Mas logo em seguida, João Félix e Rafael Leal, respectivamente, receberam em posição legal e marcaram o gol, deixando Portugal na frente novamente.
A reta final de jogo ainda proporcionou o último gol da partida, da Gana, e uma confusão nos acréscimos devido a uma falta, resultando em um indício de briga que logo foi contida pelo árbitro. A partida terminou com o placar de 3 a 2 e garantiu a liderança do grupo H para Portugal.