Depois de cerca de dez anos de processo judicial, as melhorias na região do entorno da Arena do Grêmio começarão a se tornar realidade. O prefeito Sebastião Melo e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, assinaram e entregaram nesta quinta-feira, 6, à Arena Porto-alegrense a autorização de execução dos serviços de drenagem.

O desassoreamento do canal Sul, de poços e canal de expurgo da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) de nº 5, localizada na rua Voluntários da Pátria, são o pontapé inicial das tão esperadas obras, pactuadas no acordo definitivo firmado entre o poder público municipal e a empresa no dia 9 de abril.

A partir da aprovação do Plano de Trabalho pelo Dmae será feita a limpeza do canal Sul que encaminha as águas das chuvas à Estação de Bombeamento, bem como do poço de chegada da Ebap (limpo em duas etapas – uma imediata e outra após grande precipitação de chuva) e do canal de descarga, do outro lado da BR-290. Já no canal que atravessa o Beco Coca-Cola, entre a Voluntários da Pátria e a Frederico Mentz, deverão ser limpos os 360 metros da tubulação, que no cruzamento da Voluntários conduz os efluentes por uma canalização de 1,5 metro de diâmetro.

A previsão é que o desassoreamento neste ponto seja feito manualmente e com auxílio de bombas e equipamento sugador. Os resíduos removidos no processo de desassoreamento serão dispostos no local até secagem e destinação final.

Os serviços referidos deverão ser concluídos em 90 dias a contar da emissão da ordem de serviço pelo Departamento, nesta quinta. “Esse momento é um grande passo. Depois de muitos anos, a prefeitura conseguiu firmar um acordo, já fez os primeiros trabalhos no local e aprovou o plano de ação da empresa. Essas obras irão trazer resultados há muito tempo esperados pela população e são as primeiras intervenções do que está previsto no acordo”, destaca o diretor-geral do Dmae.

Também participaram do ato a procuradora-geral adjunta, Eleonora Braz Serralta; representantes da Arena Porto-Alegrense, diretor-presidente Mauro Guilherme Teixeira de Freitas Araújo, e diretor de Operações Paulo Sérgio Cunha Rossi, além do deputado estadual Tiago Simon e o vereador Ramiro Rosário.

 

Foto: divulgação

Compartilhe essa notícia: