Além da possibilidade de conquistar o tricampeonato para a Argentina, Lionel Messi pode bater quatro recordes da Copa do Mundo e entrar para a história da competição. Na final, o argentino pode ser o atleta com mais jogos disputados, minutos em campo, mais vitórias e mais prêmios de melhor do Mundial.
Atualmente, nenhum atleta possui mais de um prêmio de craque da edição do Mundial, troféu entregue ao atleta que obteve um melhor desempenho ao longo da competição. Historicamente o ganhador do título conquista o vice-campeonato, foi assim com o próprio Messi em 2014, quando perdeu a final para a Alemanha, na atual edição o craque pode conquistar duas vezes o prêmio, feito que nenhum atleta realizou anteriormente.
Com marcas de longevidade, Messi pode se tornar o atleta com mais minutos em campo, segundo a Fifa, Maldini possui 2.217 minutos em campo, e Messi possui 2.204. Caso atue durante 14 minutos da final, ultrapassará o ex-zagueiro italiano. Ao entrar em campo, o argentino se torna o jogador com mais partidas na competição, atualmente, Messi está empatado com Matthaus com 25 jogos.
Com 16 vitórias, Lionel Messi pode empatar com Klose, caso vença a final. O ex-centroavante alemão conta com 17 vitórias e é o atual artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 16 gols em quatro participações.