Inter conquistou o vice-campeonato do Brasileirão pelo segunda vez em três edições. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

A última temporada do Internacional serviu para consolidar o elenco e fortalecê-lo para o próximo ano. Mesmo com três eliminações ao longo de 2022, a temporada teve seus pontos positivos após a conquista do vice-campeonato do Brasileirão.

Gauchão

Sem conquistar a taça da competição desde 2016, o Inter foi eliminado na semifinal da última edição da competição. Terminando na terceira colocação da primeira fase, o Inter enfrentou o Grêmio na semifinal e foi eliminado pelo placar agregado de 3 a 1. Com derrota por 3 a 0 no jogo de ida, a vitória de 1 a 0 não foi o suficiente para reverter o placar agregado, e o Grêmio acabou concretizando a eliminação Colorada.

Copa do Brasil

Durante a competição regional, o Inter enfrentou o Globo, em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Após a derrota de 2 a 0, a partida contra o clube do Rio Grande do Norte terminou como um dos maiores vexames na história do Inter na competição, contando com uma falha do goleiro Daniel, que vinha garantindo boas atuações no Gauchão. A vitória garantiu 750 mil reais em premiações para o Globo, e pode pagar cerca de 10 meses de sua folha salarial após a vitória histórica contra o Inter.

Copa Sul-Americana

Após a estreia com um empate, o treinador Medina foi desligado do cargo, que foi ocupado posteriormente por Mano Menezes. Terminando a fase de grupos de maneira invicta e líder do grupo E, o Colorado eliminou o Colo-Colo nas oitavas de final, com uma virada no placar agregado, que terminou com o resultado de 4 a 3 e deu esperanças ao torcedor, que imaginava que o jejum de títulos poderia ser quebrado. Na próxima fase o Inter enfrentou o Melgar, e após dois empates sem gols, a disputa foi para os pênaltis. Com superioridade do clube peruano, o Colorado foi eliminado nas quartas de finais da competição.

Brasileirão

O aspecto positivo da temporada do Inter ocorreu no Campeonato Brasileiro, que contou com a última partida de D’Alessandro, o argentino marcou um gol de falta em seu jogo de despedida, contra o Fortaleza. No decorrer da temporada, o time comandado por Mano Menezes conquistou a maior sequência invicta do Colorado na competição por pontos corridos, com 14 jogos sem perder.

Na reta final do campeonato, o Inter teve chances remotas de conquistar a taça, mas com derrota para o América Mineiro, pelo placar de 1 a 0, o Palmeiras garantiu o título com quatro rodadas de antecedência sem nem entrar em campo. Com o encerramento do Brasileirão, o Colorado garantiu a segunda colocação, com 73 pontos, 20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, e terminou a competição como melhor mandante, conquistando 44 pontos em casa, e segunda melhor defesa, sofrendo 31 gols.

Compartilhe essa notícia: