A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou, na segunda-feira (13), a convocação para o Campeonato Mundial, que neste ano será entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro. O evento acontece em Tóquio, no Japão.

Dos 18 atletas brasileiros chamados, oito desses atuam no Rio Grande do Sul pela Sogipa. O número de participantes é um recorde para o judô gaúcho e para o próprio clube que em 2018 teve sete atletas convocados para o mundial.

Neste ano, os sogipanos convocados foram: Nathália Brígida (48kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg); Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).

O destaque vai para Felipe Kitadai que faturou, na última semana, o ouro no Grand Slam de Baku e somou 1000 pontos no ranking mundial. Com a vitória fez o sogipano subiu 15 posições no ranking.

 

Brasileiros convocados para o Mundial 2019

Para o Mundial são escolhidos os nove melhores atletas brasileiros por gênero no Ranking Mundial após o Grand Slam de Baku, evento que aconteceu neste último final de semana no Azerbaijão.

 

Seleção feminina

48kg – Nathália Brígida (Sogipa/FGJ)
52kg – Larissa Pimenta (EC Pinheiros/FPJudo)
52kg – Eleudis Valentim (EC Pinheiros/FPJudo)
57kg – Rafaela Silva (Instituto Reação/FJERJ)
63kg – Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)
70kg – Maria Portela (Sogipa/FGJ)
78kg – Mayra Aguiar (Sogipa/FGJ)
+78kg – Maria Suelen Altheman (EC Pinheiros/FPJudo)
+78kg – Beatriz Souza (EC Pinheiros/FPJudo)

 

Seleção masculina

60kg – Eric Takabatake (EC Pinheiros/FPJudo)
60kg – Felipe Kitadai (Sogipa/FGJ)
66kg – Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
81kg – Eduardo Yudy Santos (EC Pinheiros/FPJudo)
90kg – Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)