Baixas temperaturas trouxeram neve para Gramado e outras cidades da serra. – Foto: Tiane Berny

Nesta sexta-feira (30), o Rio Grande do Sul teve o amanhecer mais frio do ano. Ao todo, 75 cidades do estado registraram, no início do dia, mínimas abaixo de zero. Em algumas, o frio intenso trouxe neve e paisagens que geraram vários registros nas redes sociais.

A menor temperatura ocorreu em Vacaria, -7,2°C. Cidades como Canela (-4,8°C), Gramado e Caxias do Sul, ambas com -2°C, também tiveram temperaturas baixas pela manhã. As informações são da empresa MetSul Meteorologia, com base em dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de particulares.

Polícia Rodoviária Federal em Vacaria alertou sobre a presença de gelo na pista em diversas rodovias do estado, tornando o piso escorregadio e aumentando o risco de acidentes. – Vídeo: PRF

Segundo o Inmet, 52 estações meteorológicas em toda região sul acusaram temperaturas negativas na quinta-feira (29). No mesmo dia, as menores temperaturas na região foram em Bom Jardim da Serra (SC) -8,6°C; São Joaquim (SC) -5,3°C; Vacaria (RS) -4°C; e Inácio Martins (PR) -4°C. A estimativa do Inmet é que a massa de ar frio comece a deixar o país a partir de domingo (1º). O frio intenso trouxe neve para algumas cidades do sul do país.

Mas, além de paisagens bonitas, o frio traz alguns perigos. Moradores de rua, crianças e idosos são os que mais sofrem com as baixas temperaturas. Hipotermia e baixa umidade são alguns desses perigos. Quem tiver qualquer dúvida ou emergência, deve ligar para a Defesa Civil da sua cidade.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe essa notícia: