O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite atualizou nesta quinta-feira, 26, os dados sobre a vacinação contra a Covid-19 no Estado. Durante transmissão ao vivo, Leite revelou que 412 das 497 cidades gaúchas (83% dos municípios) conseguiram bater a meta de oferecer ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 até 25 de agosto.
“Ficamos muito próximos dessa meta. É um percentual expressivo. Precisamos seguir conscientizando as pessoas a se vacinarem”, afirma o governador.

As 95 cidades que faltam devem imunizar a população de 18 anos nos próximos dias. Conforme o governo, uma das razões para a meta não ter sido atingida foi a redução da velocidade da chegada de novas remessas. Os imunizantes são enviados pelo Ministério da Saúde aos estados, e só então os estados distribuem aos municípios.
Sobre a terceira dose de vacina, anunciada pelo ministro da saúde Marcelo Queiroga, o governador afirmou que deverá estar disponível a partir de 15 de setembro. A orientação é que pessoas com mais de 70 anos e os imunossuprimidos tomem o reforço primeiro. A expectativa é que um milhão de pessoas recebam a terceira imunização.

De acordo com a secretária-adjunta da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Ana Costa, a redução do intervalo das vacinas da Pfizer e da Astrazeneca depende de orientação técnica do Ministério da Saúde. O novo período sugerido é de 8 semanas e não mais 10.

“Estamos aguardando a orientação oficial do Ministério quanto a isso”, explicou a secretária-adjunta.

 

Foto: Reprodução

Compartilhe essa notícia: