Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem se empenhado em expandir seus serviços para além das instalações tradicionais, concentrando esforços em ações realizadas em ambientes escolares. Ao longo de todo o mês de setembro, equipes de saúde administraram 443 doses de vacinas e realizaram 275 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em oito instituições de ensino. Essa iniciativa, que será estendida até outubro, é destinada a professores e estudantes interessados e ocorre das 18h às 22h.

Durante esta semana, as atividades se desenrolaram nas Escolas Estaduais de Ensino Médio (EEEM) Heitor Villa Lobos e José Maurício, bem como no Colégio Estadual (CE) Barbosa Rodrigues. Ao longo do mês, as equipes de saúde também marcaram presença nas seguintes escolas: Adelaide Pinto de Lima Linck, Anita Garibaldi, Antônio Gomes Corrêa, Carlos Bina e Emilia Viegas da Rocha.

Essas ações complementaram as iniciativas realizadas nos últimos dois meses, que se concentraram nas escolas municipais que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a expansão das imunizações para instituições estaduais, foi possível também vacinar adolescentes que frequentam aulas noturnas. Dessa forma, a iniciativa visa alcançar um público que frequentemente não tem acesso aos serviços de saúde durante o dia.

O objetivo da SMS é levar ações de prevenção à saúde aos ambientes escolares, que incluem a atualização do esquema vacinal contra a COVID-19, a gripe e outras vacinas do calendário básico de vacinação para adultos, além de ampliar o diagnóstico de ISTs e, se necessário, iniciar tratamentos o mais rapidamente possível. Os testes rápidos, por exemplo, estão disponíveis em todas as 29 unidades de saúde municipais e permitem a detecção de quatro ISTs: HIV, sífilis e hepatites B e C.

Compartilhe essa notícia: