
O escorpião amarelo tem veneno altamente tóxico, capaz de provocar a morte da vítima em poucas horas. Foto: Cristine Rochol / PMPA
Em uma ação realizada na noite desta terça-feira (19), no Centro Histórico, agentes de combate a endemias capturaram 59 escorpiões amarelos. Ao todo, foram vistoriadas 81 caixas de luz e telefonia.
O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Fiscalização Ambiental da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), também contou com a participação de profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para abertura das caixas.
A diretora da DVS, Evelise Tarouco da Rocha, destaca que as capturas foram realizadas em apenas duas horas de trabalho, o que significa uma alta presença do animal na região. Outras dez operações já foram realizadas na área central, onde tem o maior número de visualizações notificadas à Diretoria.
Em caso de visualização, a recomendação é fazer o contato pelo serviço 156 (telefone, app 156+POA ou meio eletrônico). É importante que o requerente preste as informações exatas sobre o local exato da ocorrência e meio de contato.
O escorpião amarelo tem veneno altamente tóxico, capaz de provocar a morte da vítima em poucas horas – principalmente crianças, pessoas idosas ou com comorbidades. Diante da suspeita ou confirmação de picada, a recomendação é que a vítima vá o mais rápido possível para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), único local da cidade com o soro antiescorpiônico.
Os escorpiões amarelos se alimentam de baratas, por isso umas das orientações de cuidado preventivo é manter os ambientes limpos, sem lixos e entulhos.


