Em cerimônia realizada na manhã deste sábado (14), na Esplanada do Palácio Farroupilha, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara (PTB), recebeu a centelha da Chama Crioula, e acendeu o candeeiro crioulo do Parlamento gaúcho. A solenidade marca o início da Semana Farroupilha na ALRS, que vai de 14 a 20 de setembro.
Lara saudou e agradeceu a presença de autoridades e representantes de entidades tradicionalistas nesta data tão importante para todos os gaúchos, destacando que a solenidade também marca a reinauguração da Esplanada do Palácio Farroupilha, que passou por uma reforma completa e que hoje volta a ficar aberta para toda a comunidade gaúcha.
“Fizemos uma revolução quando este Estado não achava mais lugar para a prosperidade e quando a carga tributária impedia que o povo gaúcho prosperasse. Os gaúchos se levantaram para que o governo central tivesse respeito pelos estados e criasse uma federação, e tivéssemos a nossa república. Foi a mais longa epopeia da história brasileira, que durou dez anos”, sublinhou Lara, ao comparar o momento da Revolução Farroupilha e as dificuldades atuais enfrentadas pelo Estado.
Ao falar sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, Lara destacou; “Isso nos conclama a fazermos a nossa mobilização, como no passado ocorreu. Buscarmos soluções para que o Rio Grande do Sul saia da crise”.
Presenças
Também participaram da solenidade desta manhã o governador em exercício, Ranulfo Vieira Junior; o vice-presidente do Tribunal de Justiça RS, desembargador Túlio Martins; o representante do Ministério Público RS, promotor  Sandro Maronis; o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Calegaro; o patrono dos festejos Farroupilhas,  Cesar Oliveira; o vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol; deputados  estaduais, Ernani Polo (PP) e Franciane Baier (PSB); a Consul do Uruguai em Porto Alegre, Sra. Liliana Buonomo; a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo; o Major Marcelo Gomes Almeida; a representante do Tribunal de Contas RS, Conselheira Substituta, Eloisa Piccinini; a diretora geral do IGP, Heloisa Helena Kuser; a diretora do Departamento de Cultura ALRS, Mariana González Abascal;  o Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Lúcio Alex Ruzicki; a Primeira Prenda Farroupilha, Gabriela Sarturi Rigão; o Primeiro Peão Farroupilha, Micael Feliciano Lopes; familiares de Paixão Cortes, Marina Paixão Cortes, Carlos Paixão Cortes e Ana Paixão Cortes, além de alunos do Colégio Tiradentes, Banda da Brigada Militar e de representantes de entidades ligadas ao tradicionalismo gaúcho.
Programação
Abertura oficial da Semana Farroupilha 2019
No dia 18 de setembro, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, acontece a Sessão Solene da Semana Farroupilha do Parlamento gaúcho.
Exposição fotográfica
Às 17h do dia 18 de setembro, no Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos (ALRS), será aberta oficialmente a exposição fotográfica de Henrique Fagundes da Costa e Eduardo Rocha, intitulada: Influência – A Construção da Identidade Gaúcha.  São 20 telas de 40 x 60 centímetros com revelação em papel fotográfico e aplicados em bastidor. As obras podem ser visitadas de 9 a 20 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h30, com entrada gratuita.
Sarau Especial
O Sarau do Solar Especial de 18 de setembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone, recebe a cantora Tatiéle Bueno, no espetáculo intitulado Show Sul-Americano. A apresentação, que tem entrada franca, valoriza a história e a cultura do Rio Grande do Sul e incorpora canções de países vizinhos. Integram o repertório composições como Gaudêncio Sete LuasHorizontes, Cordas de Espinhos e Merceditas, entre outras.
Encerramento
A solenidade de encerramento da Semana Farroupilha do Parlamento gaúcho acontece no dia 20 de setembro, com a extinção da Chama Crioula.
Foto: Luiz Osellame / ALRS
Compartilhe essa notícia: