
Foto: MPRS
Na manhã de hoje (15), a Corsan, em conjunto com prefeituras da região e o Ministério Público do RS (MPRS), assinou um acordo visando à isenção temporária do pagamento das contas de água para as famílias diretamente afetadas pela enchente no Vale do Taquari.
O acordo, resultado de negociações ágeis, determina que todas as famílias atingidas pela enchente terão suas contas de água isentas por 30 dias. Para as famílias cadastradas na tarifa social, essa isenção será estendida para 90 dias.
As cidades de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado e Roca Sales serão beneficiadas com a isenção na tarifa de água e a garantia de que não haverá cortes no fornecimento do serviço em caso de inadimplência. Esse benefício será válido por 30 dias, inclusive para contas de água que venceram a partir de 2 de setembro, data em que a enchente atingiu a região.
Além disso, pessoas que prestaram assistência às vítimas e que residem em uma dessas sete cidades também foram incluídas no acordo. Para elas, o valor da conta de água será calculado com base na média de consumo dos últimos seis meses. Aqueles que ofereceram abrigo ou auxiliaram na limpeza das roupas cobertas pelo lodo após a enchente podem procurar os órgãos públicos competentes – prefeituras, assistência social, Corsan, DPE/RS e MPRS – para elaborar a declaração necessária para o ajuste na conta.
O acordo visa aliviar a situação das comunidades afetadas pela enchente no Vale do Taquari, proporcionando um respiro financeiro em meio às dificuldades enfrentadas. A Corsan conduzirá a inclusão das unidades consumidoras com base em georreferenciamento e geoprocessamento, abrangendo tanto residências quanto comércios. Após os 30 dias iniciais, a situação será reavaliada pelas partes envolvidas, podendo haver uma extensão do prazo, se necessário.
Negociações semelhantes estão sendo realizadas com a RGE, a empresa concessionária de energia elétrica da região, para garantir a isenção desse serviço.


