Tons escuros da imagem de satélite às 10h30 de hoje mostram nuvens carregadas com desenvolvimento vertical, indicando tempestade.

A Sala de Situação do governo do Estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), divulgou um boletim nesta quinta-feira (7) que mantém o alerta meteorológico para chuva intensa em grande parte do território gaúcho, acompanhada do risco de ventos fortes e queda de granizo em algumas áreas.

De acordo com a previsão do tempo, as instabilidades se espalharão por todas as regiões durante o dia devido à aproximação e posterior avanço de uma frente fria.

A meteorologista Vanessa Gehm explica que uma área de baixa pressão atmosférica combinada com o fluxo de umidade da Amazônia está favorecendo as instabilidades na metade Sul do Estado, que devem se intensificar. Ela ressalta que, a partir da tarde, uma frente fria avançará pela fronteira com o Uruguai, reforçando as instabilidades nessas regiões e, subsequentemente, se espalhando para as demais áreas da metade Norte entre a noite desta quinta-feira e a madrugada de sexta-feira.

O alerta emitido pela Defesa Civil adverte para o risco de tempo severo, incluindo chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento nas áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste durante esta quinta-feira. Nessas regiões, os volumes de chuva podem variar entre 50 e 75 mm/dia, chegando a até 120 mm/dia no Sul e em parte da Campanha. Não está descartada a possibilidade de temporais na Região dos Vales. O alerta será renovado no final da tarde desta quinta-feira.

Para os próximos dias, a previsão do tempo indica que na madrugada de sexta-feira (8/9), as instabilidades continuarão intensas, com risco de temporais pontuais nas regiões Norte, Nordeste, Vales e Leste, devido ao avanço da frente fria. Os acumulados de chuva nessas áreas ficarão em torno de 40 a 60 mm/dia, com picos de até 75 mm/dia nos Vales e no Leste. Ao longo do dia, o tempo voltará a ficar estável, mas a partir da noite, as chuvas retornarão em partes do Estado.

No sábado (9/9), o tempo instável persistirá, mas gradualmente o sol entre nuvens predominará sobre o Rio Grande do Sul. A tendência é que os temporais e as chuvas intensas retornem à metade Sul na segunda-feira (11/9).

A Defesa Civil recomenda que a população das regiões afetadas se cadastre para receber alertas meteorológicos por SMS, que também servem como medida preventiva. Basta enviar o CEP da localidade para o número 40199. Após o cadastro, os avisos da Defesa Civil serão recebidos. Também é possível realizar o cadastro via WhatsApp pelo telefone (61) 2034-4611 ou por meio de um link disponibilizado para interação com um chatbot, que permitirá compartilhar a localização atual e receber as mensagens de alerta.

Compartilhe essa notícia: