Foto: Inmet / Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, neste domingo, dois alertas que destacam o risco de tempestades no estado do Rio Grande do Sul. Os avisos permanecerão em vigor até as 10h da manhã de segunda (23).

O primeiro alerta, de severidade intermediária, é indicado pela cor laranja e abrange extensas áreas do estado. Inclui a Fronteira Oeste, Litoral Sul, regiões Metropolitana, Centro e Sul, além de parte do Norte, da Serra Gaúcha e do Litoral Norte. Nessas regiões, o acumulado de chuva pode atingir até 100 milímetros ao longo do dia, aumentando o potencial de inundações. Além disso, existe a possibilidade de queda de granizo e ventos intensos, com velocidades variando entre 60 e 100 km/h.

O segundo alerta, de menor severidade, é representado pela cor amarela. Ele se aplica a partes do Norte, da Serra Gaúcha e do Litoral Norte. Nessas áreas, as condições meteorológicas podem resultar em queda de granizo, chuvas de até 50 milímetros e ventos intensos, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Embora de grau menor, esse alerta ainda indica um risco significativo de transtornos devido às condições climáticas adversas.

Recomendações do Inmet

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda

Se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia (orientação específica para a população que reside na área de alerta laranja)

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada (orientação específica para a população que reside na área de alerta amarelo)

Em situação de emergência: ligue para a Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193)

Compartilhe essa notícia: