Foto: Gustavo Mansur/Secom

Na sexta-feira (14/4), os alunos Isabélli Marques, Sofia Cuadros, Bernardo Freitas e Carlos Eduardo Munhoz, da Escola Estadual Frei Plácido, do município da região da Campanha, embarcaram rumo à cidade americana de Huntsville.

Eles desenvolveram um projeto de inovação que foi selecionado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e competirão no desafio Nasa Human Exploration Rover Challenge, que incentiva estudantes de todo o mundo a projetar, construir e testar tecnologias de exploração espacial.

Os estudantes são os únicos brasileiros participantes da competição, que conta com mais de 60 equipes de 30 países. Eles desenvolveram um protótipo de veículo movido a pedaladas e projetado para atravessar a superfície simulada de Marte e da Lua. O circuito pelo qual o protótipo passará na disputa inclui dez obstáculos ao longo do caminho, além de missões como a coleta de água.

O projeto inovador foi batizado de Robotchê e recebe apoio do governo do Estado, que vai custear todas as despesas da viagem, incluindo hospedagem, passagens aéreas, alimentação e o transporte do protótipo rover (veículo robótico utilizado na exploração espacial).

A equipe vai desembarcar em solo norte-americano em 16 de abril. Depois, nos dias 17,18 e 19, ocorrerão as montagens e os ajustes do rover, quando serão realizados os testes que antecedem o evento. A competição acontece entre 20 e 22. A partir dos dias 23 e 24, ocorre a desmontagem do rover e a preparação para o embarque de retorno ao Brasil.

De Bagé, os familiares dos estudantes acompanharão o desafio final, já que a competição será transmitida pelo canal Nasa TV.

Compartilhe essa notícia: