| Yasmin Luz |

Apenas 80 das 693 escolas estaduais do Rio Grande do Sul que podem receber alunos estão abertas. É o que aponta o balanço divulgado na manhã desta quinta-feira, 22, pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc-RS). Entre as 1.136 instituições estaduais de ensino Médio e Técnico, somente 7% do total teve algum estudante. Segundo a Seduc, 443 escolas estão em municípios que possuem decreto que proíbe o retorno das aulas presenciais até o momento. E que, portanto, não podem reabrir.

As outras 693 escolas destes níveis de ensino que estão em municípios onde a abertura é autorizada, apenas 80 receberam estudantes para a realização de aulas presenciais.

Conforme a Seduc, “as instituições de ensino que, até o momento, não reiniciaram as aulas presenciais, devem permanecer abertas em regime de plantão para que possam receber os EPIs e materiais de higienização que estão sendo entregues em todo o estado”.

Os funcionários que estão trabalhando nos plantões devem realizar a organização dos espaços físicos de acordo com os protocolos sanitários, gestão do quadro de recursos humanos, atendimento para apoio às aulas remotas, entre outras ações de preparação.
Na última quarta-feira, 20, a Justiça impediu o retorno das aulas sem que critérios sejam atendidos.

De acordo com o despacho do juiz Cristiano Vilhalba Flores, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, só poderão receber alunos as instituições onde houver declaração de conformidade sanitária assinada por um agente do Estado e em que estejam disponíveis todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) exigidos nas legislações federal, estadual e municipal.

Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: