| Alice Ros |
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) determinou, em publicação na terça-feira, que 55% dos coletivos da empresa Sogal voltem a operar em Canoas a partir desta quarta-feira (30). O transporte coletivo estava paralisado desde o dia 23.
O TRT exige a circulação mínima de 38 ônibus da empresa durante o período de greve, além de cinco ônibus de reserva. Os rodoviários deverão cumprir 75 tabelas de horários, sendo 22 com cobradores e 53 sem obrigatoriedade. Caso a Sogal descumpra a determinação, será cobrado multa diária de R$ 5 mil.
Os trabalhadores entraram em greve para reivindicar o pagamento da primeira quinzena de dezembro, do saldo do vale-alimentação e do 13º salário, que estão atrasados. Ainda não houve acordo entre sindicato, empresa e prefeitura. Uma nova audiência de mediação será realizada no dia 5 de janeiro.
Hoje, o primeiro ônibus saiu da garagem da Sogal por volta de 4h40min. Até as 6h, cerca de 20 veículos já estavam nas ruas. A empresa afirmou que irá reforçar a circulação de coletivos em horários de pico, entre 6h e 8h e entre 17h30min e 20h.


