O Centro Universitário Metodista (IPA), em Porto Alegre, anunciou na terça-feira (23) a intenção de convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A medida pontua a transferência de alunos atingidos pela suspensão de doze cursos de graduação, anunciados a quatro dias do retorno das aulas.
O IPA agendou reuniões com os estudantes entre 24 e 27 de fevereiro para informar sobre o convênio. Os cursos encerrados na última quinta-feira (18) foram Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Engenharia Civil e de Produção, Jornalismo, Música, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Serviço Social.
Segundo a instituição, o cancelamento dos cursos atinge 20% dos estudantes matriculados.
Após o primeiro encontro com gestores do Centro, realizado presencialmente na manhã desta quarta-feira (24), alunos afirmam que a instituição não garante a ausência de prejuízo no tempo de formação. A afirmação é justificada pela possibilidade de acréscimo da carga horária pela PUCRS.
Ainda de acordo com os estudantes, o IPA realizará o reembolso apenas aos alunos que assinarem um termo de compromisso que isenta o IPA de qualquer responsabilidade na esfera civil, criminal ou pela alteração original relativa à matrícula.
Termo de compromisso oferecido pelo IPA aos estudantes
A PUCRS está recebendo, de forma individual, o histórico de cada aluno para avaliar as disciplinas que serão aproveitadas. Os estudantes também estão levando o documento para que outras instituições de ensino do Estado avaliem a transferência. Os alunos ainda ressaltam que estão recebendo propostas financeiras mais acessíveis.
Conforme o IPA, serão apresentadas aos universitários as possibilidades de permanência no IPA em outro curso, a transferência para um curso em EAD da Educação Metodista ou que os alunos busquem uma nova instituição de ensino.
Com as suspensões, o IPA continua com mais dez cursos de graduação, relacionados aos cursos de Direito e os da área da saúde.
Foto: Reprodução/Facebook IPA